Lição 96: A salvação vem de meu único Ser.

IMG_7407

A salvação vem de meu único Ser.

Embora sejas um único Ser, tu te vivencias como dois: como bom e mau, amoroso e cheio de ódio, mente e corpo. Esse senso de estares dividido em opostos induz a sentimentos de conflito agudos e constantes e conduz a frenéticas tentativas de reconciliar os aspectos contraditórios dessa autopercepção. Tens buscado muitas soluções desse tipo, mas nenhuma delas funcionou. Os opostos que vês em ti mesmo jamais serão compatíveis. Apenas um existe.

Se queres ser salvo, tens que aceitar o fato de que a verdade e a ilusão não podem ser reconciliadas, independentemente de como tentes, dos meios que uses e de onde vês o problema. Até aceitares isso, tentarás uma série infindável de metas que não podes alcançar, uma série de dispêndios sem sentido de tempo e esforço, de esperanças e dúvidas, cada uma tão fútil quanto a anterior e destinada ao fracasso como a próxima certamente há de ser.

Problemas que não têm significado não podem ser resolvidos dentro da estrutura em que estão situados. Dois seres em conflito não têm resolução, e o bem e o mal não têm ponto de encontro. O ser que tu fizeste nunca pode ser o teu Ser, e o teu Ser não pode ser dividido em dois e ainda ser o que Ele é, e o que tem que ser para sempre. Uma mente e um corpo não podem ambos existir. Não faças nenhuma tentativa para reconciliar os dois, pois um nega que o outro possa ser real. Se és físico, tua mente desapareceu de teu conceito de ti mesmo, pois não há nenhum lugar no qual ela possa realmente ser parte de ti. Se és espírito, então o corpo tem que ser sem significado para tua realidade.

O Espírito faz uso da mente como meio de achar a expressão do próprio Ser. E a mente que serve ao espírito está em paz e cheia de alegria. O Seu poder vem do espírito e ela está cumprindo com felicidade sua função aqui. Entretanto, a mente também pode se ver divorciada do espírito e se perceber no interior de um corpo que ela confunde consigo mesma. Então, sem a sua função, ela não tem paz e a felicidade é alheia a seus pensamentos.

No entanto a mente à parte do espírito não pode pensar. Ela negou a sua Fonte de força e vê a si mesma como impotente, limitada e fraca. Agora, dissociada de sua função, pensa estar só e separada, atacada por exércitos reunidos contra ela e esconde-se por trás do frágil amparo do corpo. Agora tem que reconciliar o desigual como o igual, pois pensa que é para isso que serve.

Não desperdices mais tempo nisso. Quem pode resolver os conflitos sem sentido que um sonho apresenta? O que poderia a resolução significar na verdade? A que propósito poderia servir? Para que serve? A salvação não pode fazer com que as ilusões sejam reais, nem resolver um problema que não existe. Talvez esperes que possa. No entanto, quererias que o plano de Deus, para a liberação de Seu querido Filho, lhe trouxesse dor e falhasse em libertá-lo?

Teu Ser retém Seus pensamentos e estes permanecem dentro de tua mente e na Mente de Deus. O Espírito Santo mantém a salvação em tua mente e oferece a ela o caminho para a paz. A salvação é um pensamento que compartilhas com Deus, porque a Sua Voz a aceitou para ti e respondeu em teu nome que estava realizada. Assim a salvação está guardada entre os pensamentos que teu Ser valoriza e nutre por ti.

Hoje tentaremos achar esse pensamento, cuja presença em tua mente é garantida por Aquele Que te fala de teu único Ser. A nossa prática de cinco minutos por hora será buscá-Lo no interior de tua mente. A salvação vem deste único Ser através Daquele Que é a ponte entre tua mente e Ele. Espera pacientemente e deixa-O falar-te sobre teu Ser e sobre o que tua mente pode fazer restaurada a Ele e livre para servir a Sua Vontade.

Começa dizendo isso:

A salvação vem de meu único Ser.

Os Seus pensamentos são meus para que eu os possa usar.

Em seguida, busca Seus pensamentos e reivindica-os como teus. Estes são teus próprios pensamentos reais que tens negado e deixaste a tua mente se dispersar num mundo de sonhos para achar ilusões em seu lugar. Eis aqui os teus pensamentos, os únicos que tens. A salvação está entre eles; acha-a lá.

Se tiveres sucesso, os pensamentos que virão a ti te dirão que estás salvo e que tua mente achou a função que buscava perder. O teu Ser te dará boas-vindas e a paz. Com as forças restauradas, ela fluirá novamente do espírito para o espírito em todas as coisas criadas pelo Espírito como Ele Mesmo. A tua mente abençoará todas as coisas. Finda a confusão, tu és restaurado, pois achaste teu Ser.

O teu Ser sabe que hoje não podes falhar. Talvez tua mente permaneça insegura ainda por pouco tempo. Não fiques consternado por isso. O teu Ser guardará para ti a alegria que Ele experimenta e essa ainda será tua em plena consciência. Toda vez que passares cinco minutos de cada hora buscando Aquele Que une tua mente a teu Ser, estarás Lhe oferecendo mais um tesouro para ser guardado para ti.

A cada vez que disseres hoje a tua mente frenética que a salvação vem de teu Ser, estás depositando mais um tesouro em tua reserva crescente. E ela é dada por inteiro a quem pedir e aceitar a dádiva. Pensa, então, em quanto te é dado para dar nesse dia, para que seja dado a ti!

(Livro: “Um Curso em Milagres”)

 

Para estudar a lição em áudio, clique no áudio abaixo:

 

Para ouvir a “música-lição” em inglês, em celebração aos 50 anos do livro “A Course in Miracle” – 2015 Revival – by James Twyman – clique no áudio abaixo:

Lesson 96: Salvation comes from my one Self

 

Caso esteja tendo dificuldade de ver os links para os áudios:  clique aqui

Para rever as lições 01 a 95:  clique aqui

Para voltar à página principal: clique aqui