Eu sou um só Ser, unido a meu Criador.
A idéia de hoje te descreve com precisão tal como Deus te criou. Tu és um dentro de ti mesmo e um com Ele. A unidade de toda a criação é tua. A tua perfeita unidade faz com que a mudança em ti seja impossível. Não aceites isso e falhas em reconhecer que não pode deixar de ser assim apenas porque acreditas que já mudaste a ti mesmo.
Tu te vês como uma paródia ridícula da criação de Deus: fraco, perverso, feio e pecador, miserável e tomado pela dor. Tal é tua versão de ti mesmo, um ser dividido em muitas partes em guerra entre si mesmas, separado de Deus e mantido sem qualquer segurança por um autor volúvel e cheio de caprichos ao qual fazes as tuas preces. Ele não as ouve, pois é surdo. Ele não vê a unicidade em ti, pois é cego. Ele não compreende que tu és o Filho de Deus, pois é insensato e nada compreende.
Hoje procuraremos estar cientes só do que pode ouvir e ver e faz perfeito sentido. Mais uma vez dirigiremos os nossos exercícios para alcançar teu único Ser, Que está unido a Seu Criador. Com paciência e esperança, tentamos mais uma vez hoje.
O uso dos primeiros cinco minutos de cada hora de vigília para a prática da idéia para o dia oferece vantagens especiais na fase de aprendizado em que te encontras no momento. A essa altura é difícil não deixar que a mente se disperse, se empreende uma prática mais prolongada. Agora certamente já reconheceste isso. Já viste a extensão de tua falta de disciplina mental e de tua necessidade de treinar a mente. É necessário que estejas ciente disso, pois de fato representa um obstáculo a teu avanço.
Períodos de prática mais curtos e frequentes te oferecem outras vantagens a essa altura. Além de reconheceres as tuas dificuldades em manter atenção prolongada, também não podes deixar de ter notado que, a menos que sejas frequentemente lembrado de teu propósito, tendes a esquecê-lo por longos períodos de tempo. Frequentemente falhas em lembrar das aplicações mais curtas da idéia do dia e ainda não formaste o hábito de usá-la como uma reação automática à tentação.
Portanto, uma estrutura se faz necessária para ti nesse momento, planejada para incluir frequentes lembretes de tua meta, promovendo regularmente tentativas para alcançá-la. A regularidade em termos de tempo não é o requisito ideal para a forma mais benéfica de prática da salvação. Mas, é proveitosa para aqueles cuja motivação é inconsistente e que permanecem fortemente defendidos contra o aprendizado.
Portanto, por enquanto, manteremos os cinco minutos de prática por hora e te exortamos a omitir o menor número possível de períodos. O uso dos primeiros cinco minutos de cada hora será particularmente útil, pois impõe uma estrutura mais firme. Mas não uses teus lapsos nesse horário como um pretexto para não voltares a ele assim que puderes. É bem possível que haja um tentação de considerares o dia perdido, uma vez que falhaste em fazer o que te é requerido. Contudo isso deverá ser meramente reconhecido pelo que é: uma recusa em permitir que teu equívoco seja corrigido e uma falta de disponibilidade para tentar de novo.
O Espírito Santo não é detido em Seu ensinamento pelos erros que cometeste. Ele só pode ser retido por tua vontade que não está disposta a soltá-los. Que estejamos determinados, portanto, principalmente na próxima semana ou mais um pouco, a estarmos dispostos a perdoar os lapsos em nossa diligência e nossas falhas em seguir as instruções para a prática da idéia do dia. Essa tolerância para com a fraqueza fará com que sejamos capazes de não vê-la ao invés de dar-lhe o poder de atrasar nosso aprendizado. Se lhe dermos o poder de fazer isso, estamos considerando-a como uma força e confundindo força com fraqueza.
Quando falhas em cumprir os requisitos deste curso, estás meramente cometendo um erro. Isso pede correção e nada mais. Permitir que um equívoco perdure é cometer equívocos adicionais, que se baseiam no primeiro e o reforçam. É esse processo que tem que ser posto de lado, pois não passa de outra maneira através da qual queres defender as ilusões contra a verdade.
Solta todos esses erros reconhecendo-os pelo que são. São tentativas de fazer com que fiques sem saber que és um só Ser, unido a seu Criador em unidade em todos os aspectos da criação, ilimitado em poder e paz. Essa é a verdade e nada mais é verdadeiro. Hoje, reafirmaremos essa verdade e procuraremos alcançar o lugar em ti onde não há dúvidas de que só isso é verdadeiro.
Começa os períodos de prática de hoje com essa garantia, oferecida a tua mente com toda a certeza que podes lhe dar:
Eu sou um só Ser, unido a meu Criador, em unidade com todos os aspetos da criação e ilimitado em poder e paz.
Em seguida, fecha teus olhos e dize a ti mesmo mais uma vez de modo lento e refletido, tentando deixar que o significado das palavras afunde em tua mente substituindo idéias falsas:
Eu sou um só Ser.
Repete isso várias vezes e depois procura sentir o significado que as palavras transmitem.
Tu és um só Ser, unido e seguro na luz, na alegria e na paz. És o Filho de Deus, um Ser com um Criador e uma meta: trazer a consciência dessa unicidade a todas as mentes para que a verdadeira criação possa estender a Universalidade e a Unidade de Deus. Tu és um Ser, completo e curado e íntegro, com o poder de erguer o véu da escuridão do mundo e deixar que a luz em ti venha para ensinar ao mundo a verdade sobre ti mesmo.
Tu és um só Ser em perfeita harmonia com tudo que há e tudo que haverá. Tu és um só Ser, o santo Filho de Deus, unido a teus irmãos nesse Ser, unido a teu Pai em Sua Vontade. Sente esse único Ser em ti e deixa que Ele brilhe afastando todas as tuas ilusões e dúvidas. Esse é teu Ser, o Filho do próprio Deus, impecável como o próprio Criador, com a Sua Força dentro de ti e Seu Amor para sempre teu. Tu és um só Ser e te é dado sentir esse Ser dentro de ti e banir todas tuas ilusões da Mente única que é esse Ser, a santa verdade em ti.
Não esqueças hoje. Precisamos de tua ajuda, de tua pequena parte para trazer felicidade a todo o mundo. E o Céu olha para ti confiante de que hoje tu vais tentar. Compartilha então dessa certeza, pois ela é tua. Sê vigilante. Não esqueças hoje. Ao longo do dia, não esqueças a tua meta. Repete a idéia de hoje com a maior frequência possível e compreende que, a cada vez que o fazes, alguém ouve a voz da esperança, o despertar da verdade dentro de sua mente, o suave sussurro das asas da paz.
O teu próprio reconhecimento de que és um só Ser, unido a teu Pai, é um chamado para o mundo todo estar em unidade contigo. Certifica-te de dar a promessa da idéia de hoje a todos que encontrares nesse dia, dizendo-lhes:
És um único Ser comigo, estamos unidos a nosso Criador nesse Ser.
Eu te honro pelo Que eu sou, e pelo Que é Aquele Que nos ama como um só.
(Livro: “Um Curso em Milagres”)
Para ouvir a “música-lição” em inglês, em celebração aos 50 anos do livro “A Course in Miracle” – 2015 Revival – by James Twyman – clique no áudio abaixo:
Para estudar a lição em áudio, clique no áudio abaixo:
Caso esteja tendo dificuldade de ver os links para os áudios: clique aqui
Para rever as lições 01 a 94: clique aqui
Para voltar à página principal: clique aqui