Lição 45: Deus é a Mente com a qual penso.

IMG_9611

Deus é a Mente com a qual penso.

A idéia de hoje contém a chave do que são teus pensamentos reais. Eles não são nada que do pensas que pensas, do mesmo modo que nada do que pensas que vês está relacionado com a visão de forma alguma. Não há nenhuma relação entre o que é real e o que pensas ser real. Nada que pensas serem teus pensamentos reais em nenhum aspecto se assemelha a teus pensamentos reais. Nada do que pensas que vês tem qualquer semelhança com o que a visão te mostrará.

Tu pensas com a Mente de Deus. Portanto compartilhas os teus pensamentos com Ele, assim como Ele compartilha os Seus contigo. São os mesmos pensamentos, pois são pensados pela mesma Mente. Compartilhar é fazer com que seja igual, ou fazer com que seja um. E os pensamentos que pensas com a Mente de Deus não deixam a tua mente, porque pensamentos não deixam a sua fonte. Portanto teus pensamentos estão na Mente de Deus, assim como tu estás. Eles também estão em tua mente, onde Ele está. Como és parte de Sua Mente, assim também os teus pensamentos são parte de Sua Mente.

Então onde estão os teus pensamentos reais? Hoje tentaremos alcançá-los. Teremos que olhar para tua mente procurando-os, porque é lá que eles estão. Ainda têm que estar lá, porque não podem ter deixado sua fonte. O que é pensado pela Mente de Deus é eterno, sendo parte da criação.

Hoje, os nossos três períodos de prática de cinco minutos terão a mesma forma geral que usamos na aplicação da idéia de ontem. Vamos tentar deixar o irreal e buscar o real. Vamos negar o mundo em favor da verdade. Não deixaremos que os pensamentos do mundo nos detenham. Não deixaremos que as crenças do mundo nos digam que aquilo que Deus quer que façamos é impossível. Ao invés disso tentaremos reconhecer que só aquilo que Deus quer que façamos é possível. Também tentaremos compreender que só aquilo que Deus quer que façamos é o que queremos fazer. E também tentaremos lembrar-nos de que não podemos falhar em fazer aquilo que Ele quer que façamos. Há todas as razões para que nos sintamos confiantes de que hoje teremos sucesso. É a Vontade de Deus.

Começa os exercícios de hoje repetindo a idéia para ti mesmo, fechando os olhos ao fazê-lo. Em seguida, passa um período de tempo relativamente curto pensando em alguns poucos pensamentos relevantes que te são próprios, mantendo a idéia em mente. Depois de ter acrescentado uns quatro ou cinco pensamentos que te são próprios à idéia, repete-a outra vez e dize gentilmente a ti mesmo:

Meus pensamentos reais estão em minha mente.

Eu gostaria de achá-los.

 

Em seguida tenta ir além de todos os pensamentos irreais que encobrem a verdade em tua mente e alcançar o eterno.

Sob todos os pensamentos sem sentido e as idéias loucas com as quais entulhaste tua mente, estão os pensamentos que no princípio pensaste com Deus. Eles estão lá em tua mente agora, completamente imutáveis. Eles sempre estarão em tua mente, exatamente como sempre estiveram. Tudo que pensaste desde então mudará, mas o fundamento sobre o qual isso se baseia, permanecerá totalmente imutável.

É a esse fundamento que os exercícios para hoje são dirigidos. Aqui tua mente está unida à Mente de Deus. Aqui os teus pensamentos e os Seus são um só. Para esse tipo de prática, apenas uma coisa é necessária: aproxima-te dele como te aproximarias de um altar dedicado a Deus Pai e a Deus Filho no Céu. Pois tal é o lugar que estás tentando alcançar. Tu provavelmente ainda não és capaz de reconhecer a quão alto estás tentando ir. No entanto, mesmo com a pouca compreensão que já ganhaste, deverias ser capaz de lembrar a ti mesmo que isso não é nenhum jogo vão, mas um exercício em santidade e uma tentativa de alcançar o Reino dos Céus.

Nos períodos de prática mais curtos para hoje, tenta lembrar-te de quanto é importante para ti compreender a santidade da mente que pensa com Deus. Dedica um ou dois minutos, enquanto repetes a idéia ao longo do dia, para apreciares a santidade de tua mente. Afasta-te, por menos tempo que seja, de todos os pensamentos que são indignos Daquele de Quem tu és o anfitrião. E agradece-Lhe os pensamentos que Ele está pensando contigo.

(Livro “Um Curso em Milagres”)

 

Para estudar a lição em áudio, clique no link abaixo:

 

Para ouvir a “música-lição” em inglês, em celebração aos 50 anos do livro “A Course in Miracle” – 2015 Revival – by James Twyman – clique no link abaixo:

 

Caso esteja tendo dificuldade de ver os links para os áudios:  clique aqui

Para rever as lições 01 a 44:  clique aqui

Para voltar à página principal:  clique aqui