Agradeço ao meu Pai por Suas dádivas para mim.
- Hoje, sejamos gratos. Chegamos a atalhos mais suaves e a estradas mais planas. Não pensamos em voltar atrás e não há nenhuma resistência implacável à verdade. Um pouco de indecisão permanece, algumas pequenas objeções e um pouco de hesitação, mas podes muito bem ser grato pelos teus ganhos, que são muito maiores do que reconheces.
Um dia dedicado à gratidão
- Agora, um dia dedicado à gratidão acrescentará o benefício de algum discernimento acerca da real extensão de tudo o que tens ganho, das dádivas que tens recebido. Fica contente hoje, em gratidão amorosa; o teu Pai não te abandonou a ti mesmo nem te deixou a vagar sozinho no escuro. Sê grato por Ele te ter salvo do ser que pensaste ter feito para ocupar o Seu lugar e o da Sua criação. Hoje, dá-Lhe graças.
- Dá-Lhe graças por Ele não ter te abandonado e pelo Seu Amor permanecer para sempre brilhando sobre ti, para sempre imutável. Dá-Lhe graças também por seres imutável, pois o Filho que Ele ama é tão imutável quanto Ele Próprio. Sê grato por estares salvo. Fica contente por teres uma função a ser cumprida na salvação. Sê grato por teu valor transcender em muito as tuas parcas dádivas e os teus julgamentos mesquinhos sobre aquele que Deus estabeleceu como Seu Filho.
- Hoje, em gratidão elevamos os nossos corações acima do desespero e erguemos os nossos olhos agradecidos que não olham mais para baixo, para o pó. Hoje, entoamos a canção do agradecimento em honra ao Ser que segundo a Vontade de Deus é a nossa verdadeira Identidade Nele. Hoje, sorrimos para todos aqueles que vemos e caminhamos com passos leves ao fazermos o que nos foi designado fazer.
Hoje, em gratidão elevamos os nossos corações acima do desespero
- Não vamos sozinhos. E damos graças porque na nossa solidão um Amigo veio para nos falar do Verbo salvador de Deus. E agradecemos a ti por tê-Lo ouvido. O Verbo de Deus não tem som se não for ouvido. Ao agradeceres a Ele, os agradecimentos são teus também. Uma mensagem que não é ouvida não salvará o mundo, por mais poderosa que seja a Voz que a diz, por mais amorosa que a mensagem possa ser.
- Graças sejam dadas a ti que ouviste, pois vens a ser o mensageiro que traz consigo a Sua Voz e A deixa ecoar por todo o mundo. Hoje, recebe os agradecimentos de Deus ao dar graças a Ele. Pois Ele quer te oferecer os agradecimentos que tu Lhe dás, já que Ele recebe com amorosa gratidão as tuas dádivas e as devolve mil vezes, cem mil vezes maiores do que quando foram dadas. Ele abençoará as tuas dádivas compartilhando-as contigo. E assim elas crescem em poder e força até que encham o mundo com contentamento e gratidão.
- Recebe o Seu agradecimento e oferece-Lhe o teu durante quinze minutos duas vezes hoje. E compreenderás a Quem ofereces a tua gratidão e a Quem Ele agradece quando estás Lhe agradecendo. Essa santa meia hora dada a Ele te será devolvida na proporção de anos para cada segundo e poder para salvar o mundo com rapidez aumentada de muitas eras graças ao teu agradecimento a Ele.
Recebe o Seu agradecimento
- Recebe os Seus agradecimentos e compreenderás o quão amorosamente Ele te guarda na Sua Mente, quão profundo e ilimitado é o Seu cuidado para contigo, quão perfeita é a Sua gratidão a ti. Lembra-te de pensar Nele a cada hora e dá-Lhe graças por tudo o que Ele deu ao Seu Filho para que ele possa erguer-se acima do mundo lembrando-se do seu Pai e do seu Ser.
(Livro: “Um Curso em Milagres”)
Comentários de Kenneth Wapnick:
“Essa lição, expressa a correção, nascida do pensamento de que tem que existir outra maneira de olhar para mim mesmo, para não mencionar olhar para o mundo. Eu reconheço que minha individualidade não me fez feliz, nem minha busca pelo especialismo me trouxe a paz, o amor e a alegria que quero. Em outras palavras, somos gratos por estarmos errados e por Deus estar certo. No entanto, enquanto pensarmos que estamos certos sobre nossa existência e compreensão do mundo, a gratidão é impossível. Quem poderia ser grato por um Deus, curso e professor que acredita estarem errados?
A gratidão real vem da compreensão de que Deus não nos salvou porque Ele não pode. Se Ele de fato estendesse Seu braço para a escuridão, isso significaria que ela era real, e a salvação seria necessária diante da separação fatual. Nossa gratidão a Deus é porque Ele não sabe do nosso estado separado, e então, não tenta nos salvar. Seu Ser imutável permanece nossa única esperança.
Mesmo durante nosso sono de esquecimento, Sua memória repousa segura também, sua própria presença gentilmente nos chamando para despertarmos e sermos felizes. Quem poderia então não ser grato a tal luz brilhando na escuridão da nossa culpa e medo?
Deus nos salva simplesmente sendo ele Mesmo. “Nós dizemos ‘Deus é’, e então deixamos de falar” (LE-pI.169.5:4). Nada mais pode ser dito sobre Deus, e esse é o motivo e a forma com que Ele nos salva – Ele não muda, torna o erro real, estabelece ilusão como realidade, ou vê Seu Filho como separado d’Ele. A realidade em si mesma é a salvação da ilusão.
A gratidão é impossível enquanto pensarmos que estamos aqui. Somos gratos apenas quando tiramos nosso investimento em nossa identidade individual e especialismo. Em outras palavras, nós damos graças por Deus estar certo e nós errados. Esse é o significado da humildade, a pré-condição para a gratidão, trazida pelo cumprimento da nossa função de perdão.
Nosso Amigo é o Espírito Santo, e o “Verbo salvador de Deus” é uma expressão da Expiação: correção, perdão, essa lição. A esperança, portanto, estará presente em nossas mentes, se nós apenas nos utilizarmos dela. Nossa gratidão não conhece limites, pois esse Amigo e Seu Verbo curador são a saída do inferno.
O princípio da Expiação, por toda sua verdade, radiância, e amor, não tem relevância até que escolhamos nos unir a ele, o que fazemos por nos separarmos das interferências do ego a ele. Nós aceitamos a Expiação para nós mesmos quando liberamos tudo o que fizemos para ocultar sua verdade. Nós, portanto, precisamos olhar para nossos investimentos nos mundos interno e externo do especialismo. Sem o Espírito Santo ao nosso lado, isso é impossível, mas com Ele, somos conduzidos ao nosso Ser. Nossos agradecimentos a Ele são os d’Ele a nós. Seus agradecimentos a nós são os nossos a Ele, pois a canção da gratidão não tem início nem fim, refletindo a Canção de Deus.
Jesus não pode me salvar até eu escolher me unir a ele. “A salvação é um empreendimento de colaboração” não apenas por que vejo meu irmão como um comigo, mas porque colaboro com ele, que representa a salvação. Assim, a mensagem de perdão de Jesus é aceita e oferecida como uma:
A mensagem ecoa por todo o mundo por a termos escolhido. Quando, no instante santo, escolhemos Jesus como nosso professor e a Expiação como nosso princípio orientador, nós nos unimos à Filiação, pois não existe mais qualquer separação em nossas mentes. Além disso, uma vez que o mundo físico é a sombra da mente separada do Filho, o mundo é curado também.
Mais uma vez, essa não é uma mensagem que espalhamos pelo mundo de forma comportamental, mas uma que automaticamente se estende através de nós. Isso significa que a mensagem permanece dentro da mente do Filho de Deus no instante em que ele a escolhe, e o milagre permite que ela se estenda sem esforço, como nos recordamos.
Nossas mentes ficam cheias de alegria e gratidão, conforme nos tornamos conscientes de que a noite terminou e a luz de Cristo raiou. Nossas mentes se enchem dessa luz, assim como a mente da Filiação – uma mente é todas as mentes -, pois o poder e a força do Filho de Deus não excluem ninguém; de outra forma, não seriam verdadeiros.
A verdadeira gratidão reflete a Unicidade do Céu.
Deus não sente gratidão a nós. Ele não tem um ser separado que pode experienciar outro; em gratidão ou em ódio. Conforme nos permitimos vivenciar gratidão – de e para Deus -, as correntes de ódio e medo caem de lado. Não mais presos ao mundo sombrio de desespero do ego, nossos corações e mentes são elevados acima do mundo para a luz, conforme o Céu canta sua canção de gratidão.”
PARTICIPE você também do nosso GRUPO DE ESTUDOS Online Gratuito!
Inscreva-se aqui!