Eu não tenho pensamentos neutros.
A idéia para o dia de hoje é um passo inicial para dissipar a crença de que os teus pensamentos não têm efeito. Tudo o que vês é o resultado dos teus pensamentos. Não há nenhuma exceção para esse fato. Os pensamentos não são grandes ou pequenos, poderosos ou fracos. Eles são apenas verdadeiros ou falsos. Aqueles que são verdadeiros criam à sua própria semelhança. Aqueles que são falsos, fazem semelhança deles.
Não existe nenhum conceito mais contraditório em si mesmo do que o de “pensamentos vãos”. Aquilo que dá origem à percepção de todo um mundo dificilmente pode ser chamado “vão”. Cada pensamento que tens contribui para a verdade ou para a ilusão, ou estende a verdade ou multiplica as ilusões. De fato, podes multiplicar o nada, mas não o estenderás ao fazê-lo.
Além de reconheceres que os teus pensamentos nunca são vãos, a salvação requer que tu também reconheças que cada pensamento que tens traz ou a paz ou a guerra, ou o amor ou o medo. Um resultado neutro é impossível, pois um pensamento neutro é impossível. Há uma tal tentação para descartar os pensamentos de medo como sem importância, triviais e indignos de que te incomodes com eles, que é essencial que reconheças a todos não apenas como igualmente destrutivos, mas também igualmente irreais. Praticaremos essa idéia de muitas formas antes que tu realmente a compreendas.
Ao aplicar a idéia para o dia de hoje, examina a tua mente por cerca de um minuto com os olhos fechados, e busca ativamente não ignorar nenhum “pequeno” pensamento que possa tender a eludir o exame. Isso é bastante difícil até te acostumares. Acharás que ainda é difícil para ti não fazer distinções artificiais. Todo pensamento que te ocorrer, independentemente das qualidades que lhe designes, é um sujeito adequado para a aplicação da idéia de hoje.
Durante os períodos de prática, primeiro repete a idéia para ti mesmo e, em seguida, à medida que cada um cruzar a tua mente, mantenha-o na consciência enquanto dizes para ti mesmo:
Esse pensamento sobre _________ não é um pensamento neutro.
Aquele pensamento sobre __________ não é um pensamento neutro.
Como de costume, usa a idéia para o dia de hoje sempre que estiveres ciente de algum pensamento em particular que te provoque mal estar. Para esse propósito, sugere-se a seguinte forma:
Esse pensamento sobre__________ não é um pensamento neutro porque eu não tenho pensamentos neutros.
São recomendados quatro a cinco períodos de prática, se achá-los relativamente fáceis. Se for experimentada alguma tensão, três serão suficientes. A duração do período dos exercícios também deve ser reduzida se houver algum desconforto.
(Livro “Um Curso em Milagres”)
Para estudar a lição em áudio, clique no link abaixo:
Para ouvir a “música-lição” em inglês, em celebração aos 50 anos do livro “A Course in Miracle” – 2015 Revival – by James Twyman – clique no link abaixo:
Caso esteja tendo dificuldade de ver os links para os áudios: clique aqui
Para rever as lições 01 a 15: clique aqui
Para voltar à página principal: clique aqui